sábado, 25 de agosto de 2012

Breno Silveira - À Beira do Caminho

 Imagem: Reprodução
À Beira do Caminho
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Ano: 2012
Gênero: Drama
Elenco: João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento, Ludmila Rosa, Denise Weinberg, Ângelo Antônio

Sinopse: Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

Foto: Maiara Alves
Opinião: Road movie brasileiro que encanta e emociona, ao mesmo tempo que é original e cai nos clichês. Mais que brasileiro, filme quase unicamente baiano com o adorável João Miguel e o fofíssimo Vinícius Nascimento, tendo como locações as estradas asfaltadas baianas e as cidadezinhas (mui charmosas, por sinal) da Bahia. O ingresso vale pelo charmosíssimo João Miguel, pela trilha sonora e, principalmente, por contar uma história que fica na memória e faz questionar nossas escolhas.

Antes de qualquer coisa, vou alfinetar: deve dar um trabalho do caramba fazer road movie no Brasil. Com toda falta de estrutura das estradas, segurança, sinalização e etc., etc., a tentativa corre o risco do filme ser classificado pra categoria de ficção científica haha. De qualquer forma, achei que ficou bem original por mostrar superficialmente o popular brasileiro nos cenários, nas locações, nos objetos, nas frases de caminhão, na trilha sonora e outros aspectos. Em suma, seria quase original não fosse os clichês de final feliz, homem amargurado por escolhas e conseqüências desagradáveis do passado, a tentativa falha de tentar prender o expectador contando o passado aos poucos (não sei o nome técnico disso, só sei que Almodóvar é o único que faz isso sem parecer proposital). Mas apesar das pieguices da história, João Miguel parece ter nascido pra fazer o atormentado João. Sou suspeita pra falar dele, me apaixonei à primeira vista pela sua voz e sua barba em Xingu e, desde então, me disponho a ver e aplaudir qualquer coisa que faça haha.

O que faz o filme original, além de mostrar superficialmente o popular brasileiro no que concerne à vida ou rotina de um caminhoneiro nas estradas e cidades do interior do Brasil, é a trilha sonora absolutamente fantástica, simples e nostálgica à qualquer expectador brasileiro. É impossível não cantar junto pelo menos alguma das músicas - muito bem colocadas no decorrer do filme, por sinal - ou se identificar com o momento na história do filme onde ela é inserida. Simplesmente amei e espero ver mais trabalhos como este nas produções audiovisuais brasileiras, principalmente no cinema, uma vez que as telenovelas que contavam esses tipos de história hoje mudaram o perfil.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...