domingo, 18 de março de 2012

Rick Riordan - O Herói Perdido

Foto: Maiara Alves
The Lost Hero
ISBN: 9788580570083
Autor: Rick Riordan 
Tradução: Rodrigo Peixoto
Editora (Br): Intrínseca
Páginas: 432
Gênero: Literatura Estrangeira

Sobre: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Opinião: A grande e temerosa profecia anunciada no fim da série Percy Jackson e Os Olimpianos parece estar prestes a se concretizar, e o primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo é um presságio desse apoteótico augúrio. Mas quem esperava (eu) o retorno do corajoso Percy, da inteligente Annabeth e do adorável Groover se decepcionou um pouco, mas os novos heróis são tão amáveis quanto: Jason, Pipper e Leo, filhos de Zeus, Afrodite e Hefesto, respectivamente, são incumbidos juntamente com mais quatro (desconhecidos?) semideuses, de salvar não apenas o Acampamento Meio-Sangue mas todo o Olimpo de algo pior que o titã Cronos.

Percy Jackson está sumido e o Acampamento Meio-Sangue ganha três misteriosos novos integrantes que recebem a missão de libertar Hera, a mulher de Zeus. Desta vez o autor insere os deuses romanos, que são basicamente os mesmos deus da Grécia a não ser o nome e a personalidade (em Roma eles se tornam duros, bélicos, severos, disciplinados). Na busca por libertar Hera, Piper, Jason e Leo enfrentam o Deus do gelo, Bóreas e seus filhos temperamentais, Zetes e Cla, e a deusa da neve, Quiones em Quebec, Canadá. Cíclopes donos de uma espécie de automobilística em Detroit, EUA. A persuasiva Medéia em Chicago e o excêntrico Midas em Omaha, também nos EUA, além do gigante Porfírion (em São Francisco? não lembro a localização). Tudo fica bem no final, mas o autor apenas nos prepara para o início de uma batalha memorável e aparentemente mais interessante daquela que fez Nova York inteira dormir.

O Herói Perdido vai muito além de um livro infanto-juvenil de mitologia greco-romana, então quais seriam as intenções de Rick Riordan e/ou Disney Hyperion (editora da Disney, tô dizendo haha)? Quando tomei consciência que nenhuma produção ou manifestação artística é inocente, me perguntei qual seria o objetivo então dos livros de Rick Riordan e imediatamente os associei aos Illuminati. Rick Riordan obteve muito sucesso no mundo editorial incurtindo nas crianças (que são o público alvo dos processos ideológicos estadunidenses, principalmente) a idéia de um grupo de pessoas, uma sociedade que, por períodos estratégicos ao longo da história, se estabeleceram e governaram transformando essas nações em grandes monarquias, impérios e nações. Isto está muito claro no livro, observe na página 75:
" - Então você acredita que tais deuses ainda existem?"
 " - Sim - respondeu Jason imediatamente. - Quer dizer, não acho que deveríamos adorá-los ou fazer sacrifícios com galinhas por eles, mas eles ainda existem porque são uma parte poderosa da civilização. Eles mudam de país em país à medida que os centros de poder se alternam... da mesma forma como partiram da Grécia Antiga para Roma."
E nas páginas 87 e 88:
" - Os deuses mudam para refletir as culturas na quais estão inseridos. Você sabe disso, Anna beth. Quer dizer, hoje em dia, Zeus gosta de ternos bem-cortados, reality shows  e daquele restaurante chinês na rua 28 Leste, certo?"
"Tá, mas e a crise? Os Illuminati os estão deixando?" li uma vez no Youtube. Bom, posso estar falando besteira, mas faz sentido: os Illuminati não deixaram simplesmente os EUA quebrarem (acredito que eles estão principalmente lá desde a expansão territorial estadunidense no séc. XIX, e ninguém me tira isso da cabeça!), eles estão apenas expandindo sua influência em vários centros de poder, já que a tendência no século XXI são várias potências ao mesmo tempo, e não apenas uma grande potência. É bem simples, por exemplo: a escravidão racial africana não acabou no século XIX, ela apenas se expandiu ideologicamente às outras etnias. Parece loucura, eu mesma não acredito quando penso e escrevo, mas faz muito sentido se pararmos pra observamos as evidências e claro, abrirmos nossa mente à possibilidades. Simplesmente não consigo enxergar outro objetivo se não este para as três séries (incluindo As Crônicas dos Kane) do autor.

Quotes

- Levante-se, treinador Hedge!
(pág 8)
Leo nunca fora um menino grande nem o mais forte. Mas sobrevivera em bairros violentos, escolas difíceis e lares adotivos complicados usando o que sabia fazer melhor. Era o palhaço da turma, o bobo da corte, pois cedo aprendeu que quem finge não ter medo normalmente não recebe os golpes. Mesmo o menino mais malvado esquece do palhaço, tolera suas brincadeiras e o mantém por perto para rir um pouco. Além do mais, o humor é sempre uma boa saída para a dor. E, caso não funcione, existe sempre um plano B. Fugir. Quantas vezes for preciso.
(pág 69)
O bosque não se parecia com nenhum lugar onde ele já tivesse estado. Leo fora criado em um condomínio de apartamentos ao norte de Houston. As coisas mais selvagens que vira na vida haviam sido uma cascavel no pasto de vacas e sua tia Rosa vestindo camisola, antes de ele ser enviado à Escola da Vida Selvagem.
(pág 121)
- Você o chamou de Festus? Sabe que em latim festus significa "feliz"? Está pensando em salvar o mundo a bordo do Dragão Feliz?
(pág 154)
As pernas de Leo começaram a tremer. Ele já vira coisas estranhas - espíritos da tempestade, deuses alados, um dragão de metal que cheirava a tabasco. Mas aquilo era diferente. Eram monstros de carne e osso, de três metros de altura, que queria comer seus amigos no jantar.
(pág 209)
- Talvez as pessoas com dons especiais apareçam quando coisas ruins estão acontecendo, porque é nesses momentos que precisamos delas.
(pág 232)
- Usei isso durante a Guerra Fria - disse o deus, orgulhoso. - Radio Free Hefesto. Que dias foram aqueles! Hoje mantenho o sistema em operação para pay-per-view, principalmente, ou vídeos mentais...
(pág 263)
- Em tempos incertos como estes, o ouro é o melhor investimento, não acha? Os governos caem. Os mortos se erguem. Gigantes atacam o Olimpo. Mas o ouro mantém o seu valor!
(pág 282)
- Dar respostas a você as tornaria inválidas - disse hera. - O destino funciona assim. devemos criar o nosso caminho para que ele signifique algo.
(pág 412)
Quíron era tão velho, que poderia ser a década de 1940, de 1840 ou mesmo o ano de 40, pensou Piper.
(pág 416)
- As grandes vitórias exigem grandes riscos.
(pág 433)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...