terça-feira, 20 de março de 2012

Joel e Ethan Coen - True Grit

Imagem: Google Imagens/Reprodução
True Grit
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen
Ano: 2010/EUA
Gênero: Faroeste
Elenco: Hailee Steinfeld, Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper 

Sinopse: O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem. 

Opinião: Em 1880 os EUA eram, há mais de um século, uma República governada por protestantes que massacrava povos ameríndios e ainda extendia suas fronteiras para o oeste. Em meio a esses conflitos uma garota de 14 anos buscando vingar a morte do pai contrata um bêbado delegado caolho e um Texa Ranger com apenas um braço para ajudá-la na busca por Tom Chaney, o assassino.

Baseado no livro do escritor estadunidense Charles Portis, produzido por Steven Spielberg e escrito e dirigido pelos irmãos Coen, não é muito difícil imaginar porque um filme sem muitos atrativos dignos de indicados ao Oscar foi indicado ao Oscar em dez categorias. O filme é ambientado no fim do século XIX, início da grande potência que os EUA iriam tornar-se quase meio século depois, século da grandiosa expansão territorial onde temos um presságio do que este país vai se tornar no século XX. Reviver eventos de glória da história britânica e estadunidense faz de qualquer filme automaticamente oscarizável - mesmo que não ganhe uma estatueta sequer.

Não gosto nem desgosto do Western, na verdade não tenho familiaridade alguma com o gênero - o mais próximo que cheguei, talvez, foram os canyons e o deserto em The Host (MEYER, 2008). Por causa disso não posso falar com propriedade do filme, mas achei divertido (não sei se por causa dos irmãos Coen) o enredo, as personagens, o sotaque... sou meio suspeita pra falar do sotaque, na verdade, porque sou estupidamente apaixonada pelo sotaque do Brad Pitt em Bastardos Inglórios, então vou adorar qualquer filme com personagens que tenham sotaque americano interiorano. Em suma, não gostei nem desgostei, mas indicaria.

Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Imagem: Google Imagens/Reprodução

Quotes

"Você paga por tudo neste mundo, de um jeito ou de outro. Nada é de graça, exceto a graça de Deus."
"Não acredito em contos de fada, sermões nem histórias de dinheiro. Mas obrigada pelo cigarro."
"Estou impressionado de o LaBouf levar um tiro, ser arrastado e quase perder a língua e não parar de falar, além de ainda falar em outro idioma!"

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...