domingo, 25 de setembro de 2011

Marc Webb - (500) Days of Summer


(500) Days of Summer
Direção: Marc Webber
Ano: 2009
Gênero: Romance
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend, Matthew Gray Gubler  

Sinopse: Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.

Opinião: Eu não via um filme fofo como esse há muito tempo, desde O Fabuloso Destino de Amélie Poulain acho. 500 Dias Com Ela, diferente do que diz a intro, é sim uma história de amor.


Sabe quando você encontra aquela pessoa que parece impossível de existir? Aquela pessoa que gosta das mesmas músicas, mesmos filmes, tem os mesmos hábitos e até gosta das mesmas coisas “estranhas” que você? E aí você automaticamente se apaixona e, por um momento, (pensa que) é correspondido, mas para a outra pessoa não basta ser apenas sua alma gêmea e termina o que nem tinha começado? É o caso de Tom Hansen. Tom Hansen conhece o amor da sua vida, alguém que no meio de tantas pessoas parecia impossível existir e corresponder às suas investidas. 


Tom escreve cartões de felicitações, mas sua paixão e formação é arquitetura. Summer é um mistério. Seu jeito, suas roupas e cabelo super cool contrastam drasticamente com Tom, a não ser o gosto musical e o trabalho, que são os mesmos. Summer é a garota dos sonhos de qualquer cara, ela simplesmente não acredita no amor e não gosta – aparentemente – de se comprometer, gosta de Smiths, karaokê, filme pornô e de gritar coisas obscenas em lugares públicos. Tom tem apenas uma irmã muito esperta e dois amigos idiotas.

As cenas são aleatórias, os 500 dias de Tom com Summer são mostrados de trás pra frente e de frente pra trás, dia (1) depois dia (200), varia sempre com o humor do Tom, com o estado de felicidade ou (in) felicidade que a Summer o deixa. Desde o início a Summer deixa claro, em uma conversa num bar, que não quer um namorado e que “não se sente bem pertencendo á alguém”, mas o Gordon está tão encantado que não dá a importância que deveria para esse fato.  A Summer corresponde às suas investidas e Tom, inevitavelmente, se apaixona pela garota de cabelo anos 60 fã dos Smiths. Em um momento de lucidez pensa que a Summer vai mudar de idéia, que está deixando “as paredes caírem” - doce engano sweet Tom...


Talvez eu tenha exagerado, ou me precipitado ao dizer que 500 Dias Com Ela seja uma história de amor. Acredito ser a história de qualquer pessoa que tenha pensado encontrar a felicidade – ou apenas provou um pouco para, ao menos, saber o que é e reconhecê-la quando a encontrar de verdade.  Ou uma daquelas coisas “ruins” que só acontecem conosco, mas acabam nos levando a caminhos e pessoas melhores – ou nos preparando para elas. Summer seria uma ilusão? Alguém que o subconsciente criativo do Gordon criou para preencher os tediosos dias no (torturoso) trabalho? Que seja. O importante é nunca esquecer que todas as situações, boas ou más, nos trazem algo de bom e de ruim. Mas se a ilusão é tão prazerosa, por que insistem em nos acordar?
 

Trailer 

Todos os videos que achei estavam indisponíveis ¬¬', so... http://www.youtube.com/watch?v=RUHnqU9TbNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...