quarta-feira, 7 de setembro de 2011

07 de Setembro de 2011


A idéia era assistir o desfile na Praça da Piedade, mas eu não era uma simples cidadã no meio da ansiosa multidão, uma estudante de História aspirante a fotógrafa não pode perder um detalhe; fato que seria impossível com o excesso de pessoas na praça e com a pouca luminosidade do ambiente. Duas casas depois da praça, no único espaço ainda vazio atrás da corda fui ficar e a maior e melhor das surpresas: esse lugarzinho era em frente ao Instituto Geográfico e Histórico *-*, foi o destino, acredito, porque até então não sabia o endereço do dito cujo. 
 
Nunca, nos meus 19 anos de vida, fui ao 2 de Julho nem ao 7 de Setembro (em festa popular nenhuma pelo que lembro), achei surpreendente a quantidade de pessoas que assistem ao desfile, isso desmitifica o fato dos brasileiros (baianos principalmente) serem patriotas apenas na Copa. Vi muitas pessoas superempolgadas: desde crianças à idosos. Muitos pais levam seus filhos pequenos e a grande parte (os que estavam próximos à mim) se descuidam deles: perigo! Há muitos vendedores criativos que vendem de tudo: bolinha de sabão do Bob Esponja e Patrick Estrela, cachorro de garrafa pet, churrasquinho, salgadinho, pipoca, bandeira do Brasil, artigos do BaVi, catavento, brinquedos, brigadeiro, queijo... isso foi apenas o que vi, no 07 de Setembro de Salvador você encontra de tudo!

Acredito que o centro não comporta a quantidade de pessoas que vão ao desfile, talvez o CAB, com arquibancadas arrumadinhas e lugar marcado, fosse um lugar a considerar nos próximos anos - é claro que o centro tem todo aquele charme, mesmo porque a história também foi feita ali, só que também é preciso pensar no conforto da população. Penso também que só um pouquinho de eurocivilização nos baianos não caíria mal, pois é irritante chegar cedo pra guardar um lugar legal e na hora do desfile abaixarem a corda, tomarem a sua frente e invadir quase metade da avenida. Sem contar nas brigas e conflitos por causa de lugar... enfim, as fotos ficaram péssimas por esse motivo, e por esse motivo também fui embora na metade do desfile.



Um comentário:

  1. ótimo poder sair e assistir ao desfile de 07 de setembro num lugar como a Bahia!
    Aqui no Rio de Janeiro, nem quis sair pra assistir nada. Preferimos ficar em casa, ver filme, ler... Assistir ao desfile somente na TV. Quem sabe no próximo ano, né? rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...