sábado, 12 de fevereiro de 2011

Rick Riordan - Percy Jackson e A Maldição do Titã


Mais engraçado, mais aventuras, mais um semi-deus, mais batalhas, mais monstros, mais deuses... e muito mais história! Rick agora é oficial: sou mais uma superfã sua! Eu tô me controlando muito pra não comprar A Pirâmide Vermelha e devorá-lo em sei lá, três dias. Tenho uma pilhazinha (basicamente: A Caverna, A Batalha do Labirinto, 1808, Água Para Elefantes e A Mulher do Viajante no Tempo) considerável de livros pra ler e não quero passá-lo na frente, ele tem que respeitar os outros, ora.

Se O Mar de Monstros foi um aquecimento e "mais um livro intermediário entre o livro da grande batalha", o A Maldição do Titã não foi muito diferente. Teve mais personagens é claro, e um pouco mais sobre os outros deuses e seres mitológicos. Adorei Atlas, Zöe Doce-Amarga, Afrodite, e o tal do solstício de inverno - muuuito massa, imagina todos os deuses em sua forma "natural" reunidos num conselho? R.R. você é um gênio! Tirando todas essas coisas legais que acabei de citar confesso que me decepcionei um pouco, eu sinto que apesar de eu, agora, idolatrar o R.R. tenho que admitir que ele não fez muito diferente dos outros autores de séries de livros: o primeiro livro é sobre um garoto(a)/homem(mulher) com algum dom sobrenatural que não sabe que existem mundos paralelos ao dos mortais; o segundo livro já estabelece um rotina e acontecem coisas importantes que vão ser lembradas no último livro, daí começamos a ver uma bola de neve se formar; do terceiro livro em diante a bola de neve cresce bastante a ponto de estourar, mas tudo fica "por um tris" e você é obrigado a comprar o último livro pra saber o desfecho da história. É, eu pensei que com R.R. fosse diferente. P.C. Cast e Kristin Cast foram as únicas, que eu já li, que fizeram diferente.

Em O Mar de Monstros Percy perde a missão pra Clarisse, filha de Ares, mas como bom protagonista rebelde com poderes sobrenatureais que se preze, ele foge e vai na missão de qualquer jeito. Em A Maldição do Titã o cabeça de alga faz a mesma coisa: vai atrás dos heróis em missão pra salvar sua querida Annabeth (owwwn, espero que no quarto eles se dêem bem). No primeiro a mãe de Percy, no segundo Grover em perigo, e agora no terceiro Annabeth, e eu me pergunto: quem será a próxima vítima no quarto (livro)? Ri muito com Dionísio, ele é um dos meus personagens preferidos. Annabeth e Percy meu pseucasal preferido. E Thalia... adorei Thalia e foi esquisito ela ter se transformado em caçadora. Senti pena de Nico, e foi tenso saber que ele e Bianca eram filhos de Hades, muito bizarro. Tenho que parar não só de comprar livros como também de parar de escrever, acredito que as pessoas vêem aqui ler o resumo do livro e não um livro de resumo, enfim, minhas adoráveis quotes:

...13, 14, 15, 16. 16 marcações, ufa.

A mulher tinha um leve bigode e o homem estava perfeitamente barbeado, o que me pareceu meio invertido. Ambos caminhavam rígidos, como se tivessem cabos de vassoura presos às costas com fitas adesivas.

Imaginei que a qualquer segundo ele ia perguntar quantos pontos de vida eu tinha, e aí eu perderia a calma completamente...

Com minha sorte, o único nome de que a sra.Tengiz iria se lembrar era "Percy Jackson", e então eu seria alvo de busca em todo o país... mais uma vez.  

- Já sei! - anunciou Apolo. - Eu sou tão brilhante. Esse tem cinco sílabas!

- Percy, tudo é injusto.

Meu pai? Já fazia muito tempo, quase dois anos, desde que falara de fato com ele. Mas será que se podia enviar uma mensagem de Íris para um deus? Eu nunca havia tentado. Será que isso o deixaria furioso, como uma ligação de telemarketing ou coisa assim? 

Meu coração me pareceu uma bola de boliche. Tyson achava que Annabeth era a melhor coisa do mundo depois de manteiga de amendoim (e ele amava manteiga de amendoim).

- Eu... bem, finalmente Quíron apareceu de pijamas e seu rabo de cavalo com bobes e...
- Ele usa bobes no rabo?

O mínimo que o Oráculo podia fazer era andar de volta para o sótão sozinho. Em vez disso, Grover e eu fomos eleitos para carregá-lo. 

- Você está sugerindo que os deuses têm problemas para agir em conjunto, minha jovem? - perguntou Dionísio.
- Sim, Senhor Dionísio.
O Sr.D assentiu.
- Só estava confirmando. Tem razão, é claro. Prossigam.

Perguntei-me se, afinal, não deveria ter enviado a Poseidon aquela gravata com estampa de conchas como presente do Dia dos Pais.

- É por isso que não utilizo mortais - disse Luke. - Eles não são confiáveis.
- Eles são tolos, fáceis de comprar e violentos - disse o General. - Eu os amo.

Às vezes os mortais podem ser mais horríveis que os monstros.

- Uma droga de vaca?
(piadinha interna da página 215)

- Boa escolha - disse Chuck. - Hank e eu podemos nos misturar aos pombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...